Preparações “fits” valem a pena?

Às vezes recebo essa pergunta em consultório, e sempre deixo claro para meus pacientes que tudo depende do equilíbrio!
Na minha opinião, quando se trata de reeducação alimentar, as preparações fits podem auxiliar, principalmente na qualidade alimentar, reduzindo significativamente o uso de alimentos processados e industrializados de baixa qualidade, assim se tornando uma opção mais saudável.

A substituição de alguns alimentos de baixa qualidade (açúcares simples, farináceos refinados, alguns tipos de gorduras), aumentam a densidade nutricional deste tipo de preparação. Essas opções geralmente oferecem maior quantidade de fibras, e/ou proteínas e carboidratos complexos, mas fique atento, nem sempre são opções que oferecem teor calórico reduzido, por isso o consumo consciente é tão importante em um processo de emagrecimento.

Entretanto gosto de frisar, se você gostaria de uma mudança alimentar efetiva, comece priorizando a qualidade alimentar, analise os rótulos dos alimentos e faça trocas simples, priorizando sempre alimentos mais naturais; essas mudanças podem desencadear uma percepção diferente e uma maneira nova de se relacionar com os alimentos; porém não espere o mesmo sabor e textura nesse tipo de alimento, pois ficam diferentes, quando as quantidades de açúcares, gorduras e farinhas refinadas, são significativamente alterados é comum uma mudança de sabor e/ou textura; por isso sempre capriche nas especiarias, temperos e no modo de preparo, assim as diferenças serão quase imperceptíveis no sabor, mas terão maior qualidade nutricional!

Receitas assim sempre exercitam minha criatividade na cozinha; ontem testei e adaptei a receita de panetone, semana que vem vou aprimora-lá...
Nutrição é isso para mim, amor, dedicação, superação e qualidade. Estar na cozinha, para mim, é uma forma de amar e cuidar de quem eu amo, proporcionando saúde através da alimentação.